Madeira - visita obrigatória
A Ilha da Madeira oferece tranquilidade, beleza natural e um clima fantástico praticamente ao longo de todo o ano, com uma oscilação, em média, entre os 17º no inverno e os 25º no verão. O clima carateriza-se também por uma série de microclimas, de tal forma que em poucos quilómetros é possível encontrar grande variabilidade.
A gastronomia da Madeira é maravilhosa e vai querer de certeza experimentar o bife de atum com milho frito, a espetada regional ou o filete de espada com banana ou ainda as lapas grelhadas ou o arroz de lapas, entre muitas outras iguarias. Não pode também deixar de provar o vinho da Madeira e conhecer um pouco da sua história e produção e a Poncha, que é a bebida tradicional do Arquipélago, feita com aguardente de cana (álcool destilado feito de caldo de cana), mel de abelha, açúcar, limão. Mais recentemente existem outras variedades de Poncha, confecionadas com diferentes sumos de fruta dependendo da sua preferência pessoal, mas aconselhamos a provar a tradicional e sempre feita na hora.
Mais sobre a Madeira
A Região Autónoma da Madeira, situada no Oceano Atlântico é formada pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens, sendo as duas primeiras habitáveis. As outras duas ilhas (Desertas e Selvagens) constituem reservas naturais e não são habitadas, com exceção dos vigilantes da natureza. A Madeira integra o território português, tendo uma população de cerca de 250 000 habitantes, constituindo assim a sexta região mais populosa do País. A partir de 1976, o Arquipélago da Madeira é uma Região Autónoma e possui um Estatuto Político-Administrativo e Órgãos de Governo Próprios: a Assembleia Legislativa e o Governo Regional.
O Arquipélago é composto por 11 municípios e 54 freguesias, sendo a cidade do Funchal, situada na costa sul, a capital da Região. Os vários concelhos/municípios distribuem-se da seguinte forma: Costa Norte (Porto Moniz, São Vicente e Santana); Costa Sul (Funchal, Câmara de Lobos); Costa Este (Machico, Santa Cruz); Costa Oeste (Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta) e Porto Santo.
De destacar ainda, na Cordilheira Central, o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo. A Madeira é caraterizada por uma orografia bastante acidentada, que define também a sua agricultura, composta essencialmente por pequenas explorações, constituindo também um foco de interesse para o turismo e de particular importância aos níveis social e ambiental. Os principais produtos são o vinho, a banana, a batata, as flores e a cana-de-açúcar. A pesca, embora de natureza artesanal é também importante para a economia regional, destacando-se o peixe-espada, o chicharro, a cavala e o atum.
O turismo constitui a maior fonte de receitas da economia regional, que assenta essencialmente no setor terciário.
Sobre o Funchal
O Funchal é a capital da Madeira e a sexta maior cidade do país, com cerca de 105.795 habitantes (dados de 2021), densidade populacional de 1 389 habitantes por km2. A cidade do Funchal tem uma área urbana de 76,15 km2.A designação de Funchal, de acordo antigos historiadores ficou a dever-se à elevada abundância de funcho, uma erva bravia com cheiro adocicado, encontrada pelos primeiros povoadores ao desembarcar na Ilha.
O “anfiteatro natural” que carateriza a cidade de Funchal é formado pela baía e pelas montanhas. A zona urbanizável estende-se do nível do mar até à cota dos 800 metros sendo que as montanhas a norte atingem cerca de 1800 metros de altitude nos pontos mais altos da cordilheira central da ilha.
O centro do município do Funchal é atravessado por três ribeiras de grande declive: Ribeira de São João, ribeira de Santa Luzia e ribeira de João Gomes.























